segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um pouco sobre o planejamento de fases

Olá a todos! Primeiro post meu aqui no blog... ok, sei que a banca ja foi e toda aquela coisa de "oh, vamos manter todos atualizados sobre o jogo" ja passou, mas mesmo assim, o blog continua! Então, agora com tempo livre (talvez até demais. . . ), decidi falar aqui um pouco sobre o design da última fase, que infelizmente não chegou a ficar pronta para a banca.

A última fase mudou muito desde seu nascimento até seu estado atual, mas o que sempre foi consenso sobre ela é que ela iria se passar em um navio pirata antigo e abandonado, no topo de uma montanha. Originalmente, imaginamos que nesta fase haveria um "boss", que seria um pirata fantasma, mas logo descartamos a idéia. Depois de muito discutir e debater, chegamos finalmente a conclusão do que a última fase seria.

Decidimos que a fase, por fim, não possuiria nenhum inimigo, seu enfoque seria em resolver puzzles, utilizando-se para este fim, tanto o pirata quanto o papagaio. Começamos então a desenvolver os objetos que formariam os puzzles, e decidimos usar vários tipos de portas, plataformas e elevadores, controlados por botões, que seriam ativados pelo pirata (ao pisar neles) ou pelo papagaio, que pode usar uma bala de canhão para ativar os botões. Existem ainda portas que só o papagaio pode passar, mesmo enquanto elas estão fechadas.

Existem os seguintes tipos de botões:

-Botões Hold: mantem uma porta aberta enquanto o pirata ou a bala de canhão estiver sobre o botão.

-Botões Shift: Alternam entre as portas amarelas e marrons. Quando as amarelas estão abertas, as marrons estão fechadas, e vice-versa.

-Botões Flip: fazem as plataformas flip virarem. Plataformas flip são uma ou mais plataformas presas ao mesmo eixo, e que giram 90 graus quando são ativadas.

Botões de elevador: fazem os elevadores da fase subirem ou descerem.

Após vários esquemas, finalmente cheguei ao esquema final da fase, que segue abaixo:
Então iniciamos a construção e programação da fase, que infelizmente não chegou ao fim. A fase estava sendo montada como um quebra cabeça, utilizando os desenhos dela. O resultado estava ficando mais ou menos esse:

Bom, por enquanto é isso. Existem planos de finalização desta fase no futuro próximo, vamos ver!

Até a próxima!

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