Eae pessoal, faz um bom tempo desde a minha última postagem!
Falarei um pouco sobre o que foi o meu trabalho neste semestre, da mesma forma como o apliquei no projeto!
Trabalhei com o Sound Design do jogo, a parte de efeitos sonoros, ou seja, enquanto as animações dava vida aos desenhos e a programação as faziam funcionar, o efeitos sonoros dão vida ao ambiente, tudo ditado pelo clima que a música escolhida quer passar.
Então sem mais delongas, vamos à aplicação.
Vou explicar a função de um dos features do nosso jogo: O botão de Som
Este aqui!
Ele serve para desligar ou ligar o som quando você desejar, sem necessidade de acessar a sua caixa de som ou o controlador de volume, muito conveniente se você estiver em um laptop sem caixa de som ou sem um fone de ouvido, por exemplo.
Para fazê-lo funcionar, você deve criar uma variável de controle no frame em que a tela do jogo se encontra. vamos chama-la de "sound". Então, coloquemos na linguagem do flash:
var sound = "on";
o "on" obviamente é para fazer a checagem se o botão está pressionado ou não, como será explicado adiante. Não se esqueça de criar uma função para fazer o botão funcionar!
function onEnterFrame()
{
botaoSom();
}
Depois disso, você deve criar as funções que ligam ou desligam o som, por exemplo:
function soundOn()
{
som.setVolume(100);
}
function soundOff()
{
som.setVolume(0);
}
Por que usar "setVolume" e não ".start" ou ".stop"? É mais conveniente, visto que o volume zerado faz o som continuar existindo, assim, sons como a música continuariam normalmente ao invés de recomeçar, o que seria incômodo em fases como o bote, em que o ritmo sonoro é importante.
Por fim, é só programar o botão propriamente dito:
function botaSom()
{
pausaSom.onRelease = function()
{
if(sound=="on")
{
soundOff();
sound="off";
}
else if(sound=="off")
{
soundOn();
sound="on";
}
}
}
Simples não? Se a variável sound estiver em "on" e o botão for pressionado, chama a função que zera o volume de todos os sons e torna a sound para "off". Se estiver em "off" e o botão for pressionado, inverte o processo.
Esse é o funcionamento do botão de som, experimente usar uma sintaxe parecida para outras aplicações!
Mais detalhes da epopéia do Sound Design a seguir!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
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