terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A epopéia do Sound Design-Final!

Depois dos últimos posts complexos sobre sonorização de um jogo em flash, vamos a um tipo de sonorização mais simples: A sonorização baseada na animação.

Opa! O contato com chão está próximo! Hora de sonorizar!


É um tipo de sonorização simples, e felizmente muito frequente!
Ela consiste em declarar um som, da mesma forma que se faz normalmente usando a linguagem do flash, mas em seguida você deve ir para o frame da animação desejada e mandar o som ser disparado. No exemplo acima, temos o guarda, que com seus passos assustadores persegue o Papagaio na prisão!
Com esse método, não é necessário calcular quanto tempo leva para o guarda dar o próximo passo, basta ir normalmente um frame antes do momento que você deseja que o som toque, para dar tempo do som sair com sincronia perfeita.Assim, na timeline do objeto basta digitar por exemplo:
_root.passo.start(0,1);
Assim, toda vez que o guarda entrar nos frames próximos ao contato do seus pés no chão(indicado pelas setas vermelhas na figura), o som é tocado! Naturalmente, em seguida você deve fazer os cuidados que você deseja para o seu código, como tocar apenas se o guarda estiver no palco, etc.
Esse tipo de sonorização é simples, mas ainda exige conhecimentos de animação e muitos testes para ter certeza de que o som está saindo no tempo que você deseja.
Para terminar essa epopéia, gostaria de agradecer aos professores que tornaram possível a sonorização do projeto com suas valiosas dicas!
Também à equipe, sensacionalmente sensacional como sempre, e temos certeza que terminaremos o projeto 100% em um futuro próximo, e estaremos juntos em um projeto futuro, portanto, não deixe de conferir o blog do estúdio mais Awesome já feito "Hands Down"!
Um abraço a todos os envolvidos e até o próximo épico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário